O B2B é o processo
eletrônico de negócios entre as empresas para compras e vendas. As transações
comerciais são realizadas totalmente através de softwares substituindo
processos físicos. Conforme McLean, Turban, Wetherbe (2002, p. 175) descreve:
Nas aplicações B2B os compradores e os
vendedores são empresas. O B2B representa a maior parte do volume do comercio
eletrônico, cobrindo um largo espectro de aplicações quer permitem a uma
empresa ou a um setor econômico estabelecer relacionamentos eletrônicos com
seus distribuidores, revendedores, fornecedores, clientes e outros parceiros.
Através da internet é possível a
troca do grande volume de informações criada pelas transações, garantindo dados
em tempo real para a organização e eficiência interna da empresa. Com a
acessibilidade criada pela internet é possível aumentar a quantidade de
entidades envolvidas no aplicativo garantindo interconexões entre diversos
servidores, descentralizando ou centralizando a informação, garantindo
compatibilidades entre filiais ou empresas. A compatibilidade entre entidades
de negócios assegura a automatização de qualquer operação, possibilitando uma
quantidade expressiva de transações. Como o controle eletrônico comercial é
padronizado gera resultados de
conhecimento com base de informação precisa.
Os aplicativos de B2B permitem
que a empresa possa atender uma grande demanda de clientes e parceiros,
disponibilizando diversos dados sobre suas compras a qualquer hora. O limite
operacional se concentra somente em investimentos físicos e virtuais na área de
tecnologia da informação.
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