Conceito do AJAX

Ajax é o uso das tecnologias XML (eXtensible Markup Language) e JavaScript, através de processos
assíncronos e síncronos. O objetivo do Ajax é evitar que a cada solicitação enviada pelo cliente ao servidor, não seja necessário carregar toda a pagina (MORONI, 2007).
A metodologia proposta pelo Ajax, cria paginas web mais interativas e rápidas, pois o trafego de dados é menor, visto que não existe a necessidade de solicitar novamente uma página ao servidor e carregá-la no browser.
De acordo com Majer (2010, p. 2):

Um dos grandes problemas do HTML (e seus derivados PHP, ASP, ASP.NET, etc.) é o fato de que ao precisar acessar alguma informação (muitas vezes em função de uma interação com o usuário), numa determinada página, esta informação só pode ser recuperada através de uma chamada à outra página. Isto faz com que o processo seja lento e tedioso.



A criação de um objeto Ajax, tem como proposta solucionar uma grande parte dos problemas atuais das linguagens web, permitindo que ele acesse as informações de outra paginas, ou de um banco de dados, sem sair da página onde se encontra. Garantindo não só um desempenho melhor durante a transição das informações, como uma melhor experiência para o usuário.
Todas as requisições ao servidor são feitas através do objeto criado em JavaScript com Ajax. O objeto faz a comunicação entre a interface HTML e o servidor, no modo clássico a solicitação e a resposta são enviadas direto pelo HTML. O esquema abaixo visualiza as duas arquiteturas comparando as camadas onde os dados transitam.



                        Esquema 1: Comparativo entre a arquitetura clássica e a AJAX
                        Fonte: Paiva (2005 p. 4)


As requisições HTTP da metodologia Ajax, podem ser assíncronas e síncronas, em uma seqüência assíncrona, não existe a necessidade da resposta imediata do servidor para que possa continuar uma determinada ação, como o preenchimento de outro formulário, ou a página acabar de carregar. O usuário poderá continuar interagindo com a página, e quando as informações de uma ação chegar, um método irá tratar estas informações, imprimir algo na pagina se houver a necessidade. No modo síncrono, a aplicação só tomará outra ação quando obtiver a resposta da anterior, deste modo as respostas e requisições se tornam seqüenciais (PAIVA, 2005).


 XML




O XML significa linguagem de marcação extensível, foi criada pela World Wide Web Consortium (W3C), tendo como principal objetivo da concepção a necessidade de criar um padrão que poderia ser lido por diversos linguagens, inclusive HTML. Sua estrutura é dividida entre tags de modo hierárquico, por ser baseado em arquivo de texto, permite consultas e gravação em diversos banco de dados, independente de qualquer plataforma (World Wide Web Consortium, 2006).
O arquivo XML possui um alto nível de legibilidade, permitindo que computadores e humanos interpretem seu conteúdo facilmente, pode ser validado utilizando arquivos de definição de tipo de documento. O XML armazena somente o conteúdo, informações sobre estilos e formatações são utilizados em arquivos separados, podendo ser HTML ou CSS.

JavaScript


A linguagem de programação JavaScript foi criada em 1995 por Brendan Eich, enquanto era funcionário da Netscape. No começo chamava-se LiveScript, através de um acordo entre a Netscape e a Sun, a linguagem passou a se chamar JavaScript (AURELIO, 2004).
É interpretada por navegadores, sendo utilizada amplamente para validação de formulários, animações e demais interações, é possível criar funções dentro de uma estrutura HTML, possui um desempenho de resposta muito rápido, devido que o JavaScript é carregado juntamente com o HTML, não dependendo de uma resposta do servidor para uma determinada entrada de dados.
Conforme Triacca (2007), no começo a linguagem possuía diversos problemas de compatibilidade entre navegadores. A Microsoft foi obrigada a criar outra linguagem compatível, pois a Netscape não licenciou o JavaScript para o browser Internet Explorer. Com duas linguagens diferentes, desenvolvedores de paginas web tiveram que criar scripts diferentes para cada navegador, necessitando em uma detecção de browser na hora de executar a pagina no cliente.

Modelo de Objetos de Documentos (DOM)


O Modelo de Objetos de Documentos (DOM) é uma especificação da W3C de forma totalmente neutra, sem nenhuma especificação de linguagem ou plataforma, criada juntamente com o HTML quatro. Esse conceito mostra uma estrutura hierárquica onde é possível alterar dinamicamente o estilo e o conteúdo de um site ou uma pagina, através de uma entrada de dados pelo usuário ou de forma automática (FLANAGAN, 2002).
A principal função do DOM em um browser é a representação de métodos, onde uma linguagem possa exibir documentos em HTML, XML ou qualquer linguagem de marcação. Quando o documento estiver carregado, é possível manipulá-los através de uma estrutura de árvore.

Requisição XMLHttp


Conforme Moroni (2007), o XMLHttpRequest é um objeto na linguagem JavaScript, utilizado para criar uma conexão entre a página e o servidor da aplicação web. Com esse objeto, é possível detectar o browser do cliente, antes de qualquer operação do Ajax.
A detecção é necessária devido que alguns navegadores utilizam o objeto JavaScript nativamente, como Mozilla, Opera e Safari, já o Internet Explorer através do objeto Active X. É necessária a construção de funções para tratamento antes da criação do objeto, já que a W3C não especifica o padrão para a utilização do XMLHttpRequest, sendo assim, cada navegador pode implementar de diversas maneiras diferentes.

Utilizando métodos especificados no DOM, é possível enviar e receber dados entre a página e o script do servidor.

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