Servidor web

Servidor web é o software instalado em um computador conectado a internet ou em uma intranet, este computador possui hardware superior aos computadores pessoais. O software é responsável em aceitar pedidos através do protocolo HTTP, ele gerencia e armazena conteúdos de sites ou aplicativos web. Um servidor web pode armazenar somente um site, ou milhares deles, o conteúdo de um site é acessado através dos domínios que estão associados ao Internet Protocol (IP) do servidor (STEVENS; FENNER; RUDOFF, 2004).
Os pedidos para visualização e download dos códigos HTML, imagens, sons ou qualquer outro são feitos através dos navegadores instalados nas plataformas dos clientes. Com a utilização de linguagens especificas para serem processadas e executadas nos servidores, é possível uma interação com os clientes, como envio de formulário, gravação e leitura de banco de dados.
Estes tipos de servidores devem estar ligados dia e noite para garantir a disponibilidade do conteúdo armazenado, ou seja, que em qualquer momento possa atender as solicitações dos usuários. Alguns servidores são configurados para garantir milhares de acessos simultâneos que podem ocorrer em um site ou aplicativo de grande porte, utilizando técnicas de redundância de link da internet, energia elétrica, entre outras que visam a integrabilidade destes servidores.


Servidor Apache



 O software Apache é um servidor web livre, e a sua utilização está presente em mais de 50% de todos os servidores do mundo. Foi criado em 1995, por Rob Mc Cool, funcionário da National Center for Super Computing Applications (NCSA). Com saída de Rob da NCSA, várias pessoas começaram a adaptar o software as suas necessidades. Brian Behlendorf e Cliff Skolnick foram os responsáveis pela continuação do projeto, criaram a Fundação Apache com mais oito pessoas. A fundação passou a controlar e disponibilizar patches com adição de recursos (ALECRIM, 2006).
A origem do nome Apache é baseado em uma tribo de índios americanos que detinham de grandes estratégias e resistências em combate.
O servidor é compatível com o protocolo HTTP, existindo versões para diversas plataformas. Composto por módulos que realizam as mais variadas funções e recursos, como compatibilidade com PHP, Python, módulo de criptografia através de camada SSL entre outros. Conforme Coar e Bowen (2008, XI):

O pacote básico distribuído pela Apache Software Foundation é razoavelmente abrangente e bastante poderoso, e foi feito um grande esforço por parte dos programadores para evitar que o software sofresse do problema de ter muitos recursos que ninguém usa. Um aspecto do pacote o torna especialmente interessante: ele inclui estensibilidade por padrão.

A estensibilidade por padrão, garante uma grande compatibilidade com novos módulos, permitindo ao servidor Apache tornar-se mais competitivo com relação a diversos recursos implementados por programadores de todo o mundo. Por ser um software livre, continua sendo melhorado por diversas pessoas voluntárias, garantindo sua inovação em manter novas versões com desempenho para os servidores.
O Apache é capaz de executar códigos em diversas linguagens como PHP, Perl, Shell Script e Active Server Pages (ASP). Pode ser configurado como servidor HTTP ou FTP. Sua compatibilidade com o banco de dados MySQL, garante a utilização do conjunto PHP e MySQL, utilizado por milhares de sites e aplicações.

XAMPP

A fundação Apache Friends é um projeto sem fins lucrativos que visa promover o servidor Apache, fundada em 2002 por Kai 'Oswald' Seidler e Kay Vogelgesang. Sua principal contribuição é a criação do XAMPP, um conjunto de softwares para servidor web, incluindo MySQL, Apache, PHP, FileZilla entre outros. Seu nome é um acrônimo que significa os principais softwares embutidos, a letra “x” significa o sistema operacional, é multiplataforma, a letra “a” de Apache, “m” de MySQL, e duas vezes a letra “p”, que significam PHP e PERL (APACHE FRIENDS, 2009).
A principal característica do software, é sua facilidade de instalação e configuração, por esse principio é muito utilizada em computadores locais para testes de sites e aplicativos, sem a necessidade de upload em um servidor na internet.

Microsoft Internet Information Services (IIS)

O Microsoft IIS (Internet Information Services) é um servidor de internet ou intranet, utilizado essencialmente nos sistemas operacionais Windows, sendo o segundo servidor web mais utilizado no mundo. A primeira versão do ISS foi disponibilizada em 1996. Em sua versão atual, está mais integrado ao sistema operacional, garantindo estabilidade e segurança (RODRIGUES DE FREITAS, 2006).
É utilizada a tecnologia proprietária ASP para ser interpretada no IIS, esta linguagem igualmente ao PHP é capaz de gerar paginas HTML dinamicamente. Através da inclusão de módulos de terceiros é possível adicionar funcionalidades para executar outras linguagens. Suporta quase todos os principais protocolos existentes, incluindo HTTP, FTP e SMTP.

As primeiras versões deste servidor careciam de segurança. A Microsoft incorporou diversas características adicionais nas versões mais novas de seu servidor web, diminuindo consideravelmente as vulnerabilidades. Ainda é possível adicionar ferramentas de segurança de terceiros, criando uma camada adicional de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário